A floresta urbana é uma organização sem fins lucrativos criada em 2008 com o objetivo de integrar a natureza às grandes cidades, incorporando os mais avançados preceitos de sustentabilidade e desenvolvimento.
Formada por uma equipe multidisciplinar composta de arquitetos, biólogos, paisagistas, educadores ambientais, profissionais de marketing e artistas, afloresta urbana nasceu inspirada na tese de doutorado “Nature in Megacities”(Natureza em Megacidades), de Jörg Spangenberg, pela Universidade Bauhaus, na Alemanha, em parceria com a USP. Como arquiteto e engenheiro alemão radicado no Brasil, Jörg adotou São Paulo como objeto de estudo por se tratar de uma megalópole com clima tropical. A partir daí, pesquisou, identificou e quantificou os benefícios da vegetação urbana da cidade e como conciliar desenvolvimento e meio ambiente.
A tese "Natureza em Megacidades - São Paulo um estudo de caso" pode ser lida em inglês neste link e em breve estará disponível como livro publicado em português pela EdUSP.
Os profissionais da floresta urbana planejam e desenvolvem serviços e projetos alinhados com os mais abrangentes conceitos da sustentabilidade. O viés artístico de nossas intervenções apela para a fruição estética para intensificar a transmissão dos conceitos da sustentabilidade e potencializam um dos objetivos do nosso trabalho: unir o belo e o útil.