A floresta urbana é uma entidade paulistana pioneira em ações ambientais - urbanas. Ela foi fundada em 2008 por pensadores e atores pós-graduados da USP com o objetivo de integrar a Natureza às grandes cidades de forma estratégica, incorporando os mais avançados preceitos de sustentabilidade e do desenvolvimento.
A floresta urbana é formada por uma equipe multidisciplinar composta de arquitetos, artistas, biólogos, paisagistas, educadores ambientais, profissionais de marketing e outros.
A floresta urbana nasceu inspirada na tese de doutorado intitulada “Natureza em Megacidades - Serviços ambientais dafloresta urbana” de Dr.-Ing. Jörg Spangenberg pela Bauhaus/ FAUUSP em 2010. A tese revisada e atualizada foi publicada pela EdUSP em 2019 como livro ilustrado de 200 páginas (ISBN 978-85-314-1711-5).
O trabalho mostra que a vegetação ainda existente no município de São Paulo gera benefícios superiores a 4 bilhões de reais anualmente devido a sua localização em uma megalópole de clima tropical!
Os profissionais da floresta urbana planejam e desenvolvem serviços e projetos alinhados com os mais abrangentes conceitos da sustentabilidade. O viés artístico de nossas intervenções apela para a fruição estética para intensificar a transmissão dos conceitos da sustentabilidade e potencializam um dos objetivos do nosso trabalho: unir o belo e o útil.